popolomondo associação cultuRAL                                                                    empowered by Joana Lopes

CONTACTO

Voa comigo!

(+351) 939 383 644    |    popolomondo@gmail.com   |    ou visita-me no     

FARISOGO SIRA

O projeto Farisogo Sira tem como objetivo divulgar uma visão contemporânea da dança africana

em conexão com os 5 elementos da natureza e os 5 ritmos de Gabrielle Roth.

A partir de formações intensivas deste trabalho foram criados espetáculos em vários formatos desde um trabalho a solo

de Eva Azevedo, a espetáculos em África e Portugal com comunidades locais, companhias, associações e escolas de dança.

SOLO PROCURA

Começou por ser uma procura dos 5 elementos da natureza na Dança Africana e transformou-se numa procura interior do seu próprio corpo – uma introspecção nas memórias, nas tradições, nos costumes e influências da cultura portuguesa e chegando a um novo caminho de fusão de linguagens, personalidades, movimentos característicos da cultura africana.

“Procuro... As minhas mãos procuram o que a Terra tem para me dizer. Quem sou eu? O que é a dança para mim? O que a dança tem para me dizer? Procuro...Até ter a percepção que a dança é uma libertação das emoções, através do Todo que é o nosso corpo.

 
ESPETÁCULO RECHERCHE

O Espetáculo Recherche traz consigo a pesquisa e a descoberta individual que realizo no meu caminho profissional com a dança africana; e neste âmbito obter elementos fudamentais para dar continuidade ao projeto Farisogo Sira.

 

A fase de elaboração do espetáculo ocorre a partir de uma formação intensiva, que fornece aos bailarinos ferramentas essenciais para que através de uma visão individual eles possam apresentar movimentos que correspondam à ideia original do projeto – o caminho do corpo.

O primeiro espetáculo foi criado em 2009 com os alunos da Escola Profissional de Dança Ginasiano, em Vila Nova Gaia, no âmbito Gaia Capital da Cultura. O mesmo espetáculo segue para Bobodioulasso, Burkina Faso em Fevereiro de 2015, e na sequência da formação intensiva com bailarinos e músicos da " Compagnie Fongnon Koura " da Asociação Bolo´Ats, foi apresentado no Festival In-Out Danse, organizado pela Companhia La Cie Tamadia.