popolomondo associação cultuRAL                                                                    empowered by Joana Lopes

CONTACTO

Voa comigo!

(+351) 939 383 644    |    popolomondo@gmail.com   |    ou visita-me no     

DANÇAS EUROPEIAS

AULAS DE DANÇAS EUROPEIAS

Na formação em Danças Europeias, partimos numa viagem em busca das danças das diferentes culturas da Europa.

Num dos continentes mais antigos do mundo, estas danças contam a história dos povos de cada país, sendo executadas em festas, cerimónias populares e ambientes de trabalho, desde tempos remotos, como forma de partilha e comunicação entre pessoas das mais diversas idades. A cultura tradicional evoluiu e actualmente estas danças são dançadas em bailes e festivais por toda a Europa, procurando-se desta forma um reencontro entre o passado popular e a tradição contemporânea.

 

Nestas formações, a diversidade das danças impera, desde as danças energéticas às mais introspectivas, de pares, trios, quadrilhas e grupos, no sentido de ir ao encontro da fusão entre o tradicional e o actual.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

  • Sensibilizar diferentes faixas etárias para as diversas culturas da Europa e fomentar o intercâmbio de experiências e saberes tradicionais;

  • Conhecer a origem, a história e as modificações atuais das danças interpretadas;

  • Desenvolver a consciência corporal, criatividade, socialização e comunicação expressiva das pessoas envolvidas;

  • Desenvolver a consciência rítmica e introduzir o conceito de ritmos simples e compostos na prática das danças tradicionais;

  • Explorar o espaço e os conceitos de círculos fechado e aberto e sequência;

  • Desenvolver a capacidade coreográfica e mímica e os princípios de simetria a pares e em grupo;

  • Explorar a memória dos passos e suas combinações.

 

METODOLOGIAS/PROGRAMA 

Cada oficina é constituída por três partes distintas, sendo elas:

  • Aquecimento: técnicas de tonificação e fortalecimento de musculatura e estrutura óssea através de exercícios de aquecimento;

  • Aprendizagem prática e teórica das danças tradicionais e ciganas da Europa;

  • Relaxamento: exercícios de consciência corporal e capacidade respiratória e exercícios de comunicação através de coreografias básicas em círculo. Danças Sagradas.

 

HORÁRIOS 

OFICINAS E CURSOS MENSAIS

As oficinas e Cursos Mensais de Danças Europeias debruçam-se sobre temáticas específicas, em torno de um tipo de dança ou de um país, sendo eles:

 

  • Iniciação ao Baile (Iniciação às Danças de Par, Introdução à Mazurka, Iniciação ao Baile Folk)

  • Variações de Baile (variações de Danças de Par, Variações de Mazurka, Variações de Valsa, Variações de Bourrée)

  • Danças Portuguesas

  • Danças Israelitas

  • Danças Irlandesas

  • Danças Francesas

  • Danças Italianas

  • Danças dos Balcãs (Gregas, Romenas, Búlgaras, Macedónias…)

  • Danças Antigas (medievais e renascentistas)

  • Mixers e Contradanças (séc XIX e XX)

 
 
 
CURSOS DE FORMAÇÃO

PARA DOCENTES E ANIMADORES

Os Cursos de Formação visam oferecer valências na área das danças tradicionais europeias, a profissionais nas áreas da educação e pedagogia, desporto e artes performativas, permitindo:

  • Valorizar a aprendizagem de coreografias tradicionais e a aquisição de ferramentas necessárias ao ensino destas danças aos seus alunos.

  • Valorizar a Dança como instrumento de aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento, tornando-a transversal nas diversas disciplinas curriculares.

  • Valorizar a cultura tradicional local/orgulho na identidade colectiva

  • Dinamizar e sensibilizar para a valorização do património cultural e tradicional português

  • Participar no melhoramento da qualidade do ensino e da aprendizagem no domínio da educação para o desenvolvimento e valorização da cultura tradicional

  • Inovar as competências tradicionais e culturais através da fusão com conceitos culturais urbanos

  • Desenvolver a consciência corporal, criatividade, socialização e comunicação expressiva das pessoas envolvidas

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS TEÓRICOS:

  • Objectivos pedagógicos gerais, específicos e comportamentais

  • Importância das Danças Tradicionais nas Escolas

  • As vertentes pedagógicas que a dança desenvolve: ritmo, esquema corporal, lateralidade, dimensão espaço-tempo, criatividade, cooperação, relaxamento, diversão, atenção

  • Conceitos teóricos de pedagogia da dança e motricidade humana

  • Conceitos de teoria histórica e cultural

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PRÁTICOS:

  • Planificação de uma sessão: fase inicial (aquecimento), fase fundamental (corpo da sessão/clímax) e fase final (relaxamento)

  • Organização do espaço de aula

  • Ensino de danças tradicionais

  • Noções coreográficas

PARA EMPRESAS

Estas formações são direccionadas para grupos empresariais e/ou grupos de trabalho/relacionamento. Cada empresa funciona numa estrutura condizente com a sua necessidade, mas a maioria delas estão compartimentadas, ou seja, onde cada sector faz o seu trabalho separadamente e esquece-se de olhar o todo e de integrar todas as suas actividades. Em consequência, ocorre a dispersão na realização dos objectivos, o esvaziamento da força produtiva, os bloqueios na execução dos projectos, desmotivando assim os colaboradores, e consequentemente reduzindo a produtividade e o sucesso financeiro e pessoal. É preciso que todos estejam integrados numa unidade para que o sucesso seja alcançado com plenitude e se sustente com base na união.

 

As Danças Tradicionais surgem como uma contribuição significativa à produtividade de empresas, pois são vivenciadas em círculo, que é um símbolo de totalidade, possibilitando assim a integração entre funcionários de diversos departamentos da empresa, melhorando e agilizando os relacionamentos internos. Aguçando as noções de espaço e de tempo, as pessoas trabalham com mais atenção e mais disciplina, consequentemente desenvolvendo o trabalho em grupo, o raciocínio, a desinibição e a comunicação.

A Dança traz grandes benefícios para o ambiente de trabalho, promovendo o aumento de produtividade e interesse dos seus colaboradores, quando organizada pela empresa ou realizada dentro das dependências da empresa.

 

NATUREZA DA ACÇÃO DE FORMAÇÃO

  • Público-Alvo: Estes cursos são direccionados para grupos empresariais e/ou grupos de trabalho/relacionamento.

  • Onde: As aulas poderão ser ministradas nas próprias empresas, em horário de almoço ou final de expediente. Ministramos também workshops e cursos intensivos, de acordo com a carga horária e tópicos desejados.

 

METODOLOGIAS/PROGRAMA:

Cada oficina é constituída por três partes distintas, sendo elas:

  • Aquecimento: técnicas de tonificação e fortalecimento de musculatura e estrutura óssea através de exercícios de aquecimento;

  • Aprendizagem prática e teórica das danças tradicionais:

        Exercícios técnicos que visem a memorização dos passos base e das diferentes combinações de cada dança

        Exercícios de consciência rítmica

        Exercícios e exposição de conceitos teóricos: origem, contexto histórico, social e cultural das danças interpretadas;

  • Relaxamento: exercícios de consciência corporal e capacidade respiratória e exercícios de comunicação através de coreografias básicas em círculo. Danças Sagradas.